O trabalho de mulheres é invisibilizado dentro do veganismo | Ecoativismo

Estava escrevendo uma matéria sobre o impacto da reforma trabalhista na vida de pequenas produtoras e autônomas, quando parei em duas entrevistas de um chef famoso aqui no país dizendo, em 2014 e 2017: “Nunca mais assino uma carteira de trabalho”.

Do alto dos seus privilégios como homem, branco, heterossexual cisgênero, classe alta, empresário e celebridade da TV, não há a menor empatia pelos próprios “colaboradores”, como alguns patrões gostam de chamar seus funcionários, talvez soe mais acolhedor assim. 

No fundo, boa parte deles fez lobby para tirar direitos de quem atravessa a cidade em quatro conduções lotadas para manter o salário mínimo no fim do mês. Soma-se às intempéries regionais, como quem mora em áreas onde o governador manda atirar de helicóptero nas casas das famílias.

Este texto não é sobre o chefe de tv aproveitador ou o governador criminoso, é sobre invisibilidade. É sobre como a gente tem um enorme potencial de incentivar uma galera que PRECISA ocupar os espaços públicos, mas é interrompida por uma estrutura desigual, racista e machista.

@thallitaxavier é chefe de culinária à base de plantas do Rio de Janeiro. Ela criou um projeto de arrecadação coletiva para a construção da cozinha profissional do seu trabalho, o @BananaBuffetVegano. A arrecadação termina em dois dias e falta metade dos recursos, cerca de 7 mil reais. Está tudo transparente e explicado para as pessoas entenderem o alto custo de uma cozinha.

Me entristece saber que tem tanta gente boa gastando energia e dinheiro para enaltecer homens babacas que já têm muito patrocínio para manter seus projetos, e se esquece de fortalecer o trabalho de mulheres que tentam nas cotoveladas construir um espaço mínimo de sobrevivência.

Se pergunte: Quem você quer ao seu lado daqui pra frente? Quem você quer ver como modelo para outras cozinheiras iniciantes? Que futuro a gente está construindo ao manter as estruturas injustas e excludentes desse sistema?

Se for possível para você, acesse http://catarse.me/novacozinhabananabuffet e colabore com o projeto da Thallita. Ajude a divulgar, o tempo é curto.

Imagem: Thallita Flor

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s