Dia Mundial do Veganismo: A exploração animal não terá fim no capitalismo | Ecoativismo

Nos ensinam a não pensar nas coisas que fazemos todos os dias, caso o contrário, seriam muitas dúvidas para poucas respostas agradáveis. Nos motivam a não ficarmos motivados o bastante para que a informação nunca chegue deste lado.

Para mim, é assustador pensar em duas coisas: 1) Como é possível existir um sistema capaz de explorar bilhões de vidas tão cruelmente e 2) Como eu fui capaz de participar desse ciclo por tanto tempo sem me questionar.

Quando soube da forma que os animais são tratados pelo agronegócio, eu chorei. Muito mesmo. Por dias. Me senti culpado por ter participado disso. Até que alguém me ensinou que, de uma maneira diferente, também fui explorado pela mesma engrenagem que abusa de animais não humanos.

Ao me tornar consciente de que a exploração animal é sistêmica, tive dois caminhos a seguir: 1) Como conforto moral em não poder mudar as coisas sozinho, poderia voltar a financiar a engrenagem, normalizando as desigualdades ou 2) Lutar contra esse sistema.

Não é certo normalizar atos tão cruéis contra quem não pode nem pedir por socorro. Também não é possível viver bem sabendo que estamos em um sistema onde poucos ganham rios de dinheiro às custas do sofrimento de muitas vidas.

Não dá para esperar soluções daqueles que sustentam as estruturas de violência e opressão contra as liberdades individuais e coletivas. Se um matadouro fechar hoje, outros dois serão erguidos amanhã. Essa é a lógica do capital. Por isso é fundamental atingir a raiz do problema.

Hoje é o Dia Mundial do Veganismo, e eu convido você a refletir sobre as transformações que realmente vão mexer nas estruturas da exploração animal. Desejo que pontes sejam construídas nos abismos que nos separam da informação.

Quando te falarem que não é possível mudar o mundo sozinha, pense no seguinte: “Se não eu, quem? Se não agora, quando? Se não aqui, onde?”.

(Imagem: Berón Barreto/Coordinación Estudiantil AntiEspecista)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s