O óleo sem origem é um crime sem resposta, mas nós sabemos a sua origem | Ecoativismo

O litoral nordestino sofre o maior crime ambiental por extensão da história do Brasil neste momento. O óleo sem origem é um crime sem resposta! Mas nós sabemos a sua origem.

O governo federal não acionou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo, previsto em lei, mesmo com os primeiros relatos denunciados há mais de 50 dias. Além disso, os comitês do PNC foram extintos pela gestão Bolsonaro em abril.

Sem ações coordenadas de Brasília, os estados nordestinos estão no limite das condições de uso da máquina pública, realizando reuniões com os organismos de proteção ambiental para tentar qualquer ação mínima de contenção.

Com ausência de iniciativas das forças federais, a população está tirando com as próprias mãos o petróleo que chega na costa. O caos é maior com o enfraquecimento dos organismos que cuidam da proteção ambiental.

O Ministério Público Federal precisou entrar com ação contra a governo federal alegando omissão diante do cenário ambiental crítico no litoral brasileiro, pedindo que a Justiça Federal obrigue a União a colocar o PNC em prática.

Os números de animais intoxicados, com lesões corporais e mortos pelo vazamento ainda é incerto – e talvez nunca saibamos. É ECOCÍDIO! O óleo sem origem é um crime sem resposta. Mas é possível saber o que sustenta e acoberta tantos crimes ambientais no país e no mundo.

Um mega estudo mostrou que 20 empresas foram responsáveis por mais de 1/3 das emissões de carbono e metano entre 1965 e 2017, sendo 90% provenientes da produção de produtos de petróleo e 10% da extração, refinação e distribuição dos mesmos.

A indústria petroleira é gananciosa e altamente poluidora! Os combustíveis fósseis estão acabando com o planeta, literalmente. Não é possível ser sustentável utilizando técnicas predatórias que devastam ecossistemas inteiros.

O capitalismo explora e destrói tudo o que vê para manter as classes dominantes sempre fartas ao mesmo tempo com uma fome insaciável. Não é possível existir um capitalismo sustentável! É preciso tornar esse sistema obsoleto para que possa existir um futuro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s