“Violentos são os que provocam a desigualdade social, não os que lutam contra ela” | Ecoativismo

Para quem não acredita em mudanças sociais mesmo com grupos conservadores de direita se apropriando de movimentos das trabalhadoras urbanas e produtoras do campo, acompanhe o que está acontecendo no Equador neste momento.

Os povos indígenas e campesinos do país lideram as marchas revolucionárias dos últimos dias contra as políticas neoliberais do governo de Lenín Moreno, que impõe uma agenda de retrocessos e opressões aos equatorianos.

E não é de hoje. As populações originárias construíram fundamentais mudanças nas estruturas políticas e socioambientais do país na última década, especialmente com a Constituição de 2008.

Em 2010, ano de instabilidade política na região, manifestantes se mobilizaram contra a modificação da Lei de Recursos Hídricos, que visava favorecer grandes produtores, piorando o acesso dos povos indígenas a água potável.

Em 2012, milhares de manifestantes indígenas marcharam até Quito em oposição aos planos de mineração em larga escala na Amazônia, proposta erguida pelo governo do então presidente Rafael Correa com o apoio de empresários.

Os indígenas representam 25% da população do Equador, aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. Informações da Folha de São Paulo mostram que 73% estão abaixo da linha de pobreza hoje.

Recomendo que vejam o destaque no perfil do Instagram do @thiagoavilabrasil sobre a situação no país e o contexto histórico. Está tudo bem explicado para a gente tomar partido em defesa da soberania dos povos originários e da Natureza, lá e aqui!

“Violentos são os que provocam a desigualdade social, não os que lutam contra ela” (Autoria desconhecida)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s