Grupo vegano sofre ataque de fundador; mulheres são banidas e postagens apagadas

Moderadoras do maior grupo vegano do país receberam a notícia nesta segunda-feira (30) de que foram banidas da moderação subitamente após a intervenção de um dos fundadores, que se matinha inativo há bastante tempo.

Com mais de 175 mil membros, o Ogros Veganos foi criado em 2014 pela ativista Ellen Guimarães e pelo ex-marido, Paulo Victor, influenciador vegano conhecido como Paru Vegan.

Desde o primeiro dia, Ellen se dedica a analisar comentários e postagens dos membros de forma voluntária. Com o crescimento do grupo, outras mulheres se juntaram para levantar importantes debates sobre veganismo popular e intersecção de lutas no movimento.

Segundo a co-fundadora, Paulo não trabalha na manutenção do grupo, se ausentando também das decisões coletivas. “Eu quero saber o que leva um homem a ressurgir do nada e banir todas as mulheres feministas da moderação sem aviso prévio, sem diálogo”, disse em nota.

Pelo Facebook, Paulo diz que sofreu difamação pública, mas não apresentou provas de citações em seu nome. Comentários que questionavam sua atitude deixaram de ser exibidos em suas publicações. Agora, todas as postagens do grupo passam pela sua aprovação prévia.

Membros mais antigos confirmaram a ausência dele e se mostraram perplexos com a atitude do fundador. “Ele é um aproveitador! Usa de sua influência no movimento para sustentar sua tirania e misoginia. As mulheres lá fizeram um trabalho de muito suor ao longo dos anos e, agora, ele surge do nada e toma o que foi construído por elas?”, relata uma membra que pediu para não ser identificada.

Após denúncias registradas por moderadoras e membros, o Facebook foi acionado na manhã de hoje, mas ainda não emitiu nota ou fez qualquer declaração a respeito. Leia a nota completa emitida pela co-fundadora:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s