A solução para o fim da exploração animal não virá de empresas | Ecoativismo

Tem gente achando que o movimento vegano pode ter várias nuances. Tem quem defenda o veganismo liberal de mercado, onde tá tudo bem ser vegana e pagar para uma empresa terceirizar testes em animais.

É aquele velho papo safado levantado por um tal youtuber de que “não devemos boicotar empresas, mas marcas”. Enquanto ele ganha patrocínio da Unilever, os bichos estão sofrendo nos laboratórios.

Tem pessoas que batem o pé achando que se a gente comprar dessas multinacionais, o veganismo vai crescer e ser incentivado por elas. Olha, o que tá crescendo mesmo é o caixa dessas empresas. E muito.

Elas buscam atingir mais um grupo de consumo nesse sistema que não quer ver ninguém pensando, apenas comprando. Esse é o objetivo. Essa é a roda do lucro. Dinheiro à frente de vidas.

Você precisa parar de se iludir com a história falaciosa do progresso ao apoiar, por exemplo, galinhas livres de gaiolas, assim como fez uma certa ONG vegana aí que ganhou uma boa quantia para promover isso.

Nos EUA, o consumo de ovos aumentou consideravelmente nos últimos anos após a publicidade dessas campanhas bem-estaristas. Se não tem conscientização, a exploração ocupa mais espaço.

É como a história dos canudinhos sustentáveis para salvar vidas marinhas. Tem muita gente achando que vai para o paraíso por deixar o canudo plástico, mesmo que na mesa do jantar tenha um peixe capturado pela pesca predatória.

Não podemos aceitar migalhas, porque elas não matam a fome, apenas mascaram o problema. Novamente colocamos o paladar acima de vidas sencientes quando incentivamos a continuidade da exploração de animais por tais empresas.

Mas de novo? Não era para termos superado isso no veganismo? Então eu lanço a reflexão aqui: Talvez precisemos mudar o sistema, e não achar formas de encaixar o veganismo no individualismo.

Olha, você até pode continuar comprando o seu indispensável sorvete Ben & Jerrys, da progressista Unilever -contém ironia-, mas não pode fugir do fato de que está financiando a tortura de animais em laboratórios.

Esse é o jogo do capital. A banca sempre vence. Tudo não passa de negócios.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s