A libertação animal também busca a libertação humana | Ecoativismo

Quando passamos a compreender a importância de sermos solidários às lutas de outros grupos reprimidos, toda a nossa concepção de divisão – e união – dentro da sociedade muda.

Se o veganismo busca a libertação animal, é evidente que também busca a libertação humana. Assim como os animais, mesmo em diferentes dores, temos as nossas vidas usadas pelos meios de produção e consumo, que precisam da manutenção das desigualdades para continuarem existindo.

Você sabia que quase toda a produção de algodão orgânico do país vem das colheitas dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra? É lindo mostrar que você se importa com o meio ambiente e a poluição da indústria têxtil ao optar pela moda sustentável, mas isso até a página dois, né?

Se a sua preocupação com a sustentabilidade e direitos dos animais não se estende também para a preocupação com as vidas de quem colheu o algodão da sua camiseta, qual vai ser a sua justificativa?

As empresas detentoras da mão de obra pouco se importam se a camponesa que pegou o algodão sofre ameaça dos latifundiários todos os dias. A empresa quer o produto, ao menor custo. O resto está às margens de suas ações pelo planeta.

O MST mostra há décadas que é fundamental manusear a terra com responsabilidade. E hoje temos um presidente da república que ameaça diretamente a vida dessas pessoas. E a sua também. Ou você come verdura envenenada porque gosta? Será que você escolhe qual povoado vai ser explorado pelos interesses do agronegócio?

Sete de setembro, e hoje eu celebro a independência dos movimentos populares e a soberania campesina. Viva o MST! Viva a agricultura familiar e orgânica! Terra para quem nela trabalha! Reforma agrária já!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s