Poluição plástica: Tem gente grande se eximindo de suas responsabilidades | Ecoativismo

Você já deve ter visto em alguma publicação nas redes sociais pessoas sorridentes retirando lixo de praias, praças e ruas. Uma ação voluntária bem intencionada, porém que não chega nem perto de enfrentar os reais problemas ambientais.

Um pedaço de plástico não surgiu na natureza por um processo natural, teve muita intervenção humana para a sua existência. Quando falamos sobre consumo responsável, normalmente pensamos no consumidor final com a simples tarefa de reciclagem, né? Mas tem gente grande se eximindo de suas responsabilidades.

Um estudo alarmante da ONG Break Free From Plastic mostrou que 65% da poluição de plásticos nos oceanos é composta por embalagens de apenas 10 MULTINACIONAIS. Entre elas, Unilever, Coca-Cola e Nestlé. As embalagens da Coca-Cola estão presentes em 95% dos países pesquisados pela organização.

Mais uma vez, os sistemas de consumo responsabilizam apenas a ponta mais fraca. As multinacionais fazem belas campanhas sociais para atrair o público com uma fantasia de empresa verde e sustentável. É o tal do “greenwashing”, quando utilizam uma causa para lucrar e ampliar os nichos de vendas.

Nós carregamos imensas responsabilidades e oportunidades de mudanças quando escolhemos apoiar ou boicotar práticas e empresas. Antes de comprar qualquer coisa, você costuma procurar entender sobre a empresa em que o seu dinheiro está sendo investido? Se ainda não, melhor começar a se questionar então.

A responsabilidade não acaba quando você joga a embalagem plástica fora. As escolhas que você toma antes são as que mais importam para enfrentarmos corretamente uma das mil problemáticas causadas pelo consumismo, que é a poluição plástica.

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s