A revolução começa no campo, passa pela sala de aula e chega na nossa cozinha | Ecoativismo

A foto é de uma torta de liquidificador, mas bonito mesmo é conhecer as origens dos ingredientes que foram usados nela. O contraste da produção visual com um banal pedaço de massa caseira é o que me fez perceber a importância das pequenas comidas do nosso dia.

É comida de mãe. Tem legumes, temperinhos e a base de uma torta. Mas aí é que tá. Não são apenas pedaços de tubérculos batidos com farinha e água. Eu tô falando sobre a retomada do contato com os alimentos. Ao comer um pedaço, senti o que tinha na geladeira de casa, no armário de temperos e na horta do quintal e que foram usados na receita.

Comprei a massala na Zona Cerealista com a minha mãe, Dora, que dá aulas de culinária para os seus alunos da escola pública. No empório, ela escolhia as especiarias com cuidado enquanto eu procurava oleaginosas para compor a salada. O projeto culinário dela é criticado por alguns professores que acreditam que autonomia alimentar é um desperdiçado curricular para as crianças.

O milho do jantar daquela noite foi comprado mais cedo na barraca de orgânicos do Seu Sebastião. Lembro dele me contando da sua lavoura em Ibiúna e como tá lutando para pagar a certificação orgânica para os seus produtos. Estão querendo tirá-lo do mercado porque, segundo ele, a época não é boa para os pequenos produtores de comida sem veneno.

Esta torta foi uma aula e merecia ter muito mais atenção do que apenas algumas mordidas que seriam esquecidas em segundos. É sobre o contato com os alimentos, suas origens, as pessoas que fizeram com que eles chegassem ate a minha mesa.

Para levantar as vozes de outras Doras e Sebastiões, que lutam por uma alimentação saudável e acessível a todos, desde cedo. A luta começa no campo, passa pela sala de aula e chega na nossa cozinha. Mas não pode parar lá. A gente precisa estar ao lado dos camponeses em tempos difíceis para todos. Comer é um grandioso ato político.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s