Como deixar de usar plásticos ao pesar alimentos nos supermercados | Ecoativismo

No supermercado, fui pegar algumas frutas e verduras na feira e me deparei com o horror de um ambientalista: os plásticos! Estavam por toda a parte, em todas as prateleiras e gôndolas. E isso é problemático em diversos níveis.

Me fala, você vai usar mesmo aquele saco plástico que usou para levar as cenouras para pesar no caixa? Aposto que, ao chegar em casa e preparar algum prato, você vai rasgar e descartar o saco.

Imagina quantos saquinhos são usados por cada consumidor, em cada compra no supermercado. Sabe onde isso tudo vai parar? Em todos os cantos, porque mesmo que você tenha a intenção de reciclar, muitos materiais plásticos se perdem no caminho e vão parar em aterros sanitários e oceanos. Aí a conta daquela cenoura pesou mais para você, que, além de usar um recurso natural desnecessariamente, pode ter poluído e prejudicado a vida nos ecossistemas.

Não se desespere! Leve tudo solto no carrinho, evite comprar produtos que utilizem isopor e invólucros plásticos. Leve com você pequenas caixas, “ecobags” feitas de pano, nylon (ou outros materiais laváveis e higiênicos) ou qualquer item retornável que possa armazenar os alimentos durante o transporte até a sua casa.

Não existe legislação em nível federal que proíba você de fazer isso. No balcão de pesagem da parte de feira do estabelecimento, pegue as etiquetas de preços e cole em uma folha separada ou no braço e leve até o caixa normalmente. Se o supermercado lhe impedir de fazer isso, reclame e explique o motivo. Reivindique e não ceda. Grandes mudanças começam com pequenas ações.

P.S: Coma mais vegetais e seja vegana pelo planeta, está bem? 🌱

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s