Ben & Jerry’s lança sorvetes sem ingredientes animais, mas não são veganos; entenda

Sem citar para o público que patrocina testes em animais, a Unilever lançou dois sabores de sorvetes da marca “Ben & Jerry’s” no Brasil. Os sabores, vendidos como veganos, não possuem ingredientes de origem animal em suas formulações, mas não significa que sejam próprios para veganos.

É preciso, antes de tudo, entender que o veganismo não é exclusivamente uma dieta alimentar. O veganismo é um posicionamento ético que prega a não apreciação da exploração animal, na medida do possível, seja por meio da alimentação (não consumindo produtos de origem animal, como carnes, leites, ovos e mel), mas também por outras formas de boicotes como na indústria têxtil (não comprando roupas e acessórios feitos com couro, lã, camurça, etc).

Se uma empresa assume que testa em animais ou que seus fornecedores realizam o procedimento para quaisquer fins, seja em território nacional ou no exterior, a empresa não está de acordo com a filosofia vegana. A empresa explora animais e os consumidores que optam por comprar seus produtos estão financiando a continuidade dos testes em seres inocentes, mesmo com alternativas laboratoriais comprovadas.

Por que o produto não é vegano?

A Ben & Jerry’s pertence ao conglomerado internacional de empresas Unilever, que assumidamente patrocina testes em animais. Mesmo que as fórmulas dos sabores de sorvetes não contenham ingredientes de origem animal, o produto não é vegano, já que a empresa administradora mantém sua política de exploração animal. O selo da Vegan Action EUA (vegan.org) divulgado pela empresa de sorvetes garante apenas que os ingredientes não são de origem animal, porém não certifica que a empresa, ou sua administradora, não usa experimentos animais para certificar sua segurança.

A Ben & Jerry’s testa em animais?

Por ser uma empresa do conglomerado Unilever, a Ben & Jerry’s, mesmo não testando diretamente em animais, repassa seus lucros para a sua administradora (Unilever), que patrocina testes em animais. Em outras palavras, comprando um sorvete da marca, você está financiando o sistema de exploração de animais que a empresa administradora assumiu compactuar.

“…Alguns dos ingredientes que usamos devem ser testados (em animais) por nossos fornecedores para cumprir as regulamentações relevantes; e alguns governos testam nossos produtos em animais como parte de seus requisitos regulatórios…”. Texto retirado do site da Unilever.

Como são realizados os testes em animais?

Para que os fabricantes possam vender seus produtos para os consumidores, eles precisam atestar que eles não são prejudiciais para os humanos.

É comum o uso de animais em laboratórios para certificar a segurança dos produtos, acontece que, segundo diversos pesquisadores, esses testes são ineficientes para prever resultados em organismos humanos. Hoje são feitos diversos experimentos em que os animais são forçados a participarem, como os testes Draize, onde os animais (geralmente cachorros e coelhos) recebem substâncias tóxicas nos olhos e na derme. Alguns ficam semanas com clipes presos aos olhos para impedir o fechamento das pálpebras

image

Existem alternativas seguras aos testes em animais?

Sim. Existem formas laboratoriais de atestar a segurança de um produto que não necessite a exploração e tortura de um ser vivo. São comprovadamente eficazes e até mesmo superiores aos testes feitos em animais, como os exames com o filtro inicial anti-câncer in vitro, a Episkin – epiderme humana reconstituída in vitro, o teste Ames, a  Toxicogenômica, a relação química de estrutura-atividade computadorizada (SAR), entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s