Rússia promove extermínio em massa de animais de rua antes da Copa

Às vésperas da Copa do Mundo de futebol masculino que acontece na Rússia, o governo é confrontado com denúncias de ativistas dos direitos animais que afirmam que as cidades-sede do Mundial estão propositalmente matando cachorros abandonados que vagam pelas ruas com a intenção de passar uma outra imagem para os turistas estrangeiros.

Os relatos de mortes de animais de rua se fortaleceram no início do ano após novas denúncias dos ativistas. Segundo eles, a abertura de editais nos sites administrativos russos pedem a contratação de empresas para a retirada dos animais, mas que elas não devem apenas “recolher, esterilizar e abrigar” os animais, mas também devem “recolher, transportar e eliminar”.

O grupo de ativistas “Bloody FIFA 2018″ mostra fotos do que seria um extermínio em massa de animais no país. Nas fotos é possível ver pilhas de corpos de cachorros mortos que teriam sido vítimas de um extermínio proposital da campanha higienista das autoridades russas. Alguns cães podem ter sido mortos envenenados e queimados ainda vivos.

O governo russo alega que os animais estão sendo recolhidos e encaminhados para abrigos, mas a capital do país, Moscou, possui apenas 13 abrigos, que já estão superlotados e em péssimas situações estruturais. Estima-se que 2 milhões de cachorros vivam nas ruas do país. Campanhas de vacinação e esterilização dos animais foram encerradas nos últimos anos.

A ativista russa pelos direitos animais, Ivanova-Werchovskaya, diz que muitos deles são capturados e mortos com justificativas diversas e sem qualquer verificação, como a diagnosticação da raiva ou elevada agressividade. Para economizarem dinheiro, alguns são mortos ainda no transporte para os supostos abrigos.

Com informações da DW

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s