Ir para conteúdo

Ibope divulga que 14% dos brasileiros são vegetarianos

Cada dia mais brasileiros compreendem a importância de deixar o consumo de carnes e outros derivados animais. Com opções variadas nas prateleiras e atingindo públicos fora das capitais, o mercado de alimentos vegetarianos cresceu significativamente nos últimos anos e isso foi um dos reflexos para um número maior de pessoas conhecer o vegetarianismo e a sua eficácia nutricional em uma sociedade que prioriza alimentos que demandam menos tempo de preparo.

Estudo feito pelo Ibope Inteligência mostrou que 14% dos brasileiros, cerca de 22 milhões de pessoas, concordam com a afirmação “sou vegetariano”.

Em 2012, 8% dos brasileiros se declaravam vegetarianos, mas daquele ano para cá muitas coisas mudaram, como o aumento da acessibilidade para o público vegetariano nos mercados, estudos que comprovaram a ligação de alimentos de origem animal com doenças graves como o câncer, inéditas propagandas de organizações de defesa dos animais e até a conscientização maior pelos direitos animais via ativismo na internet e nas ruas.

É importante entender que ainda existem dúvidas sobre as nomenclaturas e diferenciações para quem se considera vegetariano e vegano. As pessoas que não consomem carnes (peixe também é carne), mas continuam consumindo outros alimentos de origem animal, como leite, ovo e mel, são chamadas de ovo-lacto-vegetarianas. As pessoas veganas não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal e portanto são vegetarianas estritas. Veganos não se baseiam apenas na alimentação, existe uma série de conceitos éticos que circundam o veganismo, como o não uso de peças de couro ou camurça e o boicote a produtos que testam em animais, por exemplo.

Muitas pessoas deixam o consumo de carnes e/ou derivados animais por questões de saúde, ética ou modismo alimentar. Segundo a mesma pesquisa, 49% dos brasileiros acham que produtos veganos podem ter a mesma qualidade dos que contêm ingredientes de origem animal e 60% comprariam produtos do tipo se custassem o mesmo que os demais produtos não-veganos.

Um comentário em “Ibope divulga que 14% dos brasileiros são vegetarianos Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: