Veganismo diminui o risco de diabetes, aponta estudo

Excluir alimentos de origem animal e passar a consumir uma dieta vegana ajudaria pessoas que estão acima do peso a se protegerem da doença


O cardápio vegano é variado, rico em nutrientes e evita doenças. (Foto:

G. Steph/Wikipedia)

A revista científica Nutrients publicou estudo que relacionou a alimentação vegana com a diminuição do risco de diabetes do tipo 2 em pacientes acima do peso. O estudo acompanhou por 16 semanas voluntários que não possuíam histórico de diabetes e que estavam fora do peso considerado saudável para a idade e estatura da pessoa. Os voluntários foram divididos em dois grupos, o primeiro retirou da dieta todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, já o segundo manteve a dieta habitual, sem restrições de alimentos.

O resultado, com base em um modelo matemático, mostrou que o grupo que aderiu à alimentação vegana, teve uma melhora na sensibilidade à ação da insulina, fazendo com que as células beta do pâncreas, responsáveis pelo equilíbrio e absorção do açúcar no organismo, tivessem um desempenho eficaz e acima do que apresentou os outros voluntários do grupo que continuou consumindo alimentos de origem animal.

A diabetes é uma doença que afeta uma grande parcela da população brasileira e também mundial, aumentando riscos de amputações de membros do corpo e até infartos. A alimentação vegana parece ser a chave para uma vida mais leve, saudável e com menos riscos de doenças agressivas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s