Ovomaltine volta atrás e diz que usa vitamina de origem animal

A notícia assustou veganos que compraram o produto acreditando que o mesmo não possuía crueldade animal em sua fórmula

image

A alegria da comunidade Vegana durou pouco. (Foto: Reprodução/Instagram Ovomaltine Brasil)

A empresa que distribui o achocolatado em pó Ovomaltine no Brasil confirmou que, por uma falha de comunicação com o fornecedor, divulgou erroneamente uma informação a respeito de um dos ingredientes da fórmula do seu principal produto. Muitos consumidores veganos compraram o achocolatado em pó da marca e se sentiram desrespeitados com o ocorrido.

Recentemente a fórmula do produto foi modificada, retirando ovo em pó, leite em pó e soro de leite da composição. Mas, por um erro por parte do fornecedor do produto, que garantiu que não haviam ingredientes de origem animal na fórmula, a empresa precisou voltar atrás. Acontece que a vitamina D presente na fórmula é de origem animal, oriunda de um cruel processo que envolve ovelhas.

A empresa ainda justificou dizendo que realizou teste em laboratório e que o mesmo não constatou a presença do colecalciferol, vitamina sintética produzida a partir da extração da lã de ovelhas, mas que estuda a possibilidade da substituição pela vitamina D2, de origem vegetal.

Veja o comunicado oficial da empresa:

“Recentemente, Ovomaltine deixou de ter ovo em pó, leite em pó e soro de leite na formulação do seu item Flocos Crocantes e o fato foi festejado por grande parte da comunidade Vegana. Infelizmente, houve um erro de comunicação, portanto, é nossa obrigação repará-lo com a transparência e seriedade que o tema exige.

No final do ano passado, fomos questionados por alguns consumidores se o produto seria considerado vegano por conta dessas alterações. Consultamos nosso fornecedor e recebemos dele uma declaração informando que Ovomaltine Flocos Crocantes não possuía nenhum ingrediente de origem animal. Assim, nos sentimos seguros de responder essa informação a todos que entraram em contato conosco.

Para garantir a qualidade da informação, também solicitamos análise do produto em laboratório externo que, novamente, não localizou nenhum traço de DNA animal no produto.

Nessa semana, entretanto, recebemos uma nova informação do nosso fornecedor de que a vitamina D, presente no Ovomaltine Flocos Crocantes, é sintética, produzida a partir do colecalciferol, que é extraído da lã de ovelha, ou seja, tem origem animal.

Pedimos desculpas sinceras pelo ocorrido, entendemos a importância do tema para a comunidade Vegana, e queremos deixar claro o respeito, a transparência e compromisso que temos com nossos consumidores. Estamos analisando a possibilidade real de substituição pela vitamina D2, de origem vegetal, o quanto antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s