Coletivo feminista e vegano debate sobre visibilidade de fêmeas em um mundo especista

Fundado em São Paulo, o grupo reúne mulheres que explicam as razões pelas quais os direitos dos animais são também uma luta feminista


image

As integrantes querem que o movimento seja levado às periferias para acabar com o estigma que mostra o veganismo como elitista. (Foto: Reprodução/Facebook FeminiVegan)

O coletivo feminista e antiespecista FeminiVegan foi organizado em São Paulo e dá voz à uma vertente do veganismo que quer mostrar a relação de usos e abusos de fêmeas humanas e não-humanas em uma sociedade culturalmente machista e especista.

Ana Motha, após algumas desavenças em grupos veganos, decidiu procurar outras mulheres, cansadas da falta de atenção dada ao movimento feminista dentro dos grupos, para fundarem um coletivo focado na libertação de todas as fêmeas, independente da sua espécie.

A ativista conheceu a também feminista e vegana Fer Gomes, e juntas formaram o FeminiVegan, com a proposta de levar um debate inclusivo à todas, focando principalmente em mulheres periféricas. Por enquanto o grupo realiza encontros virtuais, mas em breve querem que a luta seja nas ruas.

“Eu acho que uma boa forma de conscientizar a população é através da informação. O FeminiVegan é focado na periferia justamente por isso. Queremos levar informação à quem não tem acesso. A maioria das mulheres feministas não-veganas são periféricas, queremos mostrar para elas que somos todas fêmeas, animais sencientes, e que consumir produtos de origem animal não faz sentido no feminismo”, comentou Ana Motha.

Por meio da arte e da sororidade, o coletivo quer passar a sua mensagem abolicionista e acolher mais mulheres para construir uma sociedade consciente sobre o espaço a ser preenchido por elas e mostrar que todas as fêmeas possuem direitos e não podem mais serem silenciadas pelo machismo, tão pouco pelo especismo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s